sábado, 13 de janeiro de 2018

Como um casal pode conjugar facilmente a vida doméstica com o trabalho: 10 dicas

Está na hora de tirar de novo o pó ao blog. Desta vez são algumas dicas que ao princípio vos vão parecer um perfeito pavor mas se experimentarem vão ver que dá resultado - mesmo para quem é solteiro e muito ocupado.
O que eu mais vejo é artigos a falarem de conjugar a carreira com as tarefas domésticas, sobretudo as relacionadas com as crianças (exemplo: https://www.ucg.org/the-good-news/career-home-and-family-can-women-really-do-it-all). Mas o problema não é elas precisarem de ser feitas - essa é só uma parte do problema maior, que é o de querer fazer tudo em casa como se não trabalhassem (tanto os homens como as mulheres). Pessoal, gente que trabalha não tem tempo para lavar carradas de loiça nem preparar montes de comida caseira todos os dias, mesmo que dividam as tarefas. Na altura em que eu andava a estudar para a licenciatura nem eu tinha, e até mesmo a estudar à distância em alturas de maior dedicação aos estudos isso pode ser difícil (sobretudo se queres apressar um pouco as coisas para te dedicares ou ajudares alguém noutros projectos). Então, foi assim que aprendi a não fazer disso uma prioridade. Sim, ouviram bem. Mas isso só vai funcionar se os dois estiverem na mesma onda e não tiverem filhos. Mais importante do que isso, eu aprendi que nem sempre é necessário ter pilhas de loiça acumuladas: pratos, tigelas e copos de plástico funcionam tão bem quanto os restantes só não devem ir ao micro-ondas se for em alta potência e durante mais de 2 minutos. E quando quiser aquecer no micro-ondas? Aqueça no recipiente onde já estava e depois sirva-se (a não ser que seja uma panela). Devo lembrar que pequenas tupperwares podem ir ao micro-ondas.  Eu pessoalmente não uso copos de plástico, mas se trabalhasse com um horário fixo até tarde, isso provavelmente mudaria. No entanto convém comprar um serviço completo de porcelana caso haja visitas e que possam usar aos fins-de-semana se desejarem, bem como um bom serviço de chá e outro de café. Portanto aqui está a primeira dica:

1. Loiça descartável (de plástico) 


Tal como nem sempre é necessário ter pilhas e pilhas de loiça para lavar a toda a hora, também não é necessário cozinhar a toda a hora. Há quem não goste e há quem adore cozinhar, mas tenha um tempo muito limitado para o fazer. Para ambos serve esta solução: Durante o fim-de-semana, se estiverem em casa, cozinhem refeições caseiras se quiserem e podem ainda congelar alguma coisa para durante a semana, mas nos dias em que trabalham, isso não é necessário, não nos dias de hoje. Usem o vosso micro-ondas e comprem cozinha pre-feita. Hoje em dia já há opções saudáveis e saborosas, com peixe, arroz, vegetais, etc. Lembrem-se de levar ao micro-ondas na embalagem original, pois o uso dos pratos de plástico no microondas tem que ser limitado. Depois deitem para o prato de plástico, e no fim, deitem tudo fora menos os talheres. Dêem uma limpeza superficial à bancada, lavem os talheres e já está! Melhor ainda, ponham as crianças a ajudar a arrumar os talheres - afinal vocês trabalham fora e não têm criada. Podem ainda comprar sopa já feita a baixo preço nos supermercados e aquecê-la e passá-la ou não consoante as preferências. E isto é a segunda dica:


2. Comida de micro-ondas ou congelada do fim-de-semana durante a semana de trabalho. 


3. Existe também uma coisa chamada toalhita de limpeza - há de móveis e multisuperfícies. Parecendo que não, poupa trabalho.


Agora, o pequeno-almoço: Não, não têm que ser vocês a preparar do nada. Está tudo com pressa nem convém perder tempo. Existem snacks saudáveis que dão para crianças e adultos (por exemplo, barras de cereais). Isso pode ser bom para toda a família e um óptimo primeiro pequeno-almoço para as crianças. Dêem-lhes algum dinheiro para comerem na escola a meio da manhã um pequeno-almoço mais completo (e forem pequenas escolas primárias e não tiverem cantina e só houver leite, aí têm que fazer rapidamente uma sandes e pronto, mas pelo menos já não têm que fazer ambos). E aqui fica então a quarta dica:


4. Snacks de compra (ex.: de cereais) para o pequeno almoço. É mais ou menos o mesmo que comer cereais, mas ninguém perde tempo a fazê-los nem suja nada nem gasta loiça descartável e podem ainda ser comidos no carro.


5. Dêem dinheiro aos vossos filhos para comerem um bom lanche na escola - assim não terão muita razão para pedir comida quando chegarem a casa e o máximo que poderão ter que fazer é dar-lhes umas bolachas ou mais umas barritas.


6. Usem o mínimo possível de roupa que se engelhe e tentem usar o máximo possível a lavandaria para passar a ferro as camisas. 


7. Tenham o estendal o mais perto possível de casa, e se possível máquina de secar, embora eu saiba que nem todos nadam em dinheiro. Podem ainda arranjar um cantinho da casa com estendal interior para o inverno. 


8. Limpem a casa ao fim-de-semana, uma vez por semana. Mas que não seja uma prioridade, se nessa semana decidirem ir acampar ou deixar os miúdos com a avó e irem para um hotel de 4 estrelas, não se coíbam por causa da casa.


9. Limpem apenas resíduos óbvios na cozinha durante a semana e verifiquem se há toalhas sujas e se a sanita cheira bem; lavem a roupa consoante é necessário.


10. Jantem fora. Pode não ser nos restaurantes mais caros da cidade, mas jantem fora. Com ou sem os miúdos se os tiverem. É bom que pelo menos 1 vez por semana seja sem.



Para as mulheres que adoram e fazem questão de agradar aos maridos: Se chegarem a casa antes deles, ponham a mesa e ponham-lhe um prato de porcelana, pelo menos de vez em quando. É só um uma vez por dia, diminuindo mesmo assim o trabalho para metade se forem só os dois e 1/3 ou 1/4 se tiverem filhos. Se tiverem filhos dos 7 em diante, ponham-nos a lavar o prato-extra e fica o assunto resolvido. Compensem os vossos maridos no fim-de-semana, cozinhando-lhe uma deliciosa refeição caseira com sobremesa. Podem também tratar das camisas deles para serem passadas numa lavandaria, levando-as lá e trazendo-as para casa a caminho de casa.


É claro que com um bebé, a coisa complica-se. Aconselho a terem uma empregada a tempo inteiro e para quem não pode, bem, salve-se quem puder!

Sem comentários:

Enviar um comentário