segunda-feira, 21 de março de 2016

Sobre prática clínica baseada em evidências, psicanálise e psicopatia


Enquanto que eu não sou grande admiradora do Freud e da vertente psicanalítica, pois a mais antiquada é a que tem piores resultado empíricos em termos de tratamento, a psicodinâmica tem resultados um pouco melhores, sendo que a melhor é a cognitivo-comportamental, a estrutura da personalidade baseada na teoria de Freud (ego, superego, id, com os seus vários níveis de consciência: consciente, pre-consciente e inconsciente) tem algum apoio de estudos de neuroimagem e da vertente neurocognitiva e até outros aspectos das teorias baseadas nas suas ideias. Uma curiosidade é que aquilo que pode ser chamado de mais primitivo na estrutura Freudiana da personalidade, ou seja, o id inconsciente, é associado com áreas como o hipocampo e o sistema límbico, o qual é evolutivamente conservado em mamíferos se não estou em erro. No entanto, eu não acho os resultados e os estudos do Freud grandemente importantes como contribuição para o campo da psicologia devido em parte aos métodos somente baseados em casos clínicos individuais, os quais não se podiam reproduzir, e alguns dos resultados não foram assim tão bons mesmo ao nível clínico individual, etc. Eu e o Dr. Freud não nos damos lá muito bem, portanto. Como eu disse, nem tudo é mau na teorias baseadas nas ideias e no trabalho dele, e eu tenho estado curiosa sobre como interpretar a mente de um psicopata ou mesmo de um narcisista patológico à luz da teoria da personalidade psicanalítica. Então, encontrei um artigo que diz, o que eu já pensava: não há estrutura tripartida bem definida, mas sim um self óptimo vs. os outros todos e em alguns casos há um superego "vestigial" (obrigada biologia evolutiva), subdesenvolvido e sádico na estrutura do psicopata. No narcisista é semelhante, mas há quem diga, que o Ego acaba por controlar o superego, que, estando lá, é pouco desenvolvido em relação ao Ego (sobredesenvolvido) e é "esmagado" por este (isso, tal como os estudos neurológicos, foi discutido na disciplina de Teorias da personalidade e aprendizagem).


Link para as referências:

Theories of Personality: PSYCHODYNAMIC THEORIES

Psicanálise e neurociências

Tell It About Your Mother: Can brain-scanning help save Freudian psychoanalysis?

A Psychoanalytic View of the Psychopath

Sem comentários:

Enviar um comentário