quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O cérebro é verde, veio uma vaca e comeu-o

O Ludwig Krippahl escreveu sobre mais uma treta, desta vez, sobre as parvoíces do "life coach" Gustavo Santos, portanto relacionada com a minha área de estudo actual. Não resisti a meter a colher. O meu comentário:

«Descobri que era um homem feliz quando percebi que a minha felicidade apenas dependia de mim»
«Tudo o que vale a pena nesta vida é aquilo que sentimos; o que pensamos [...] é mau entretenimento.»
Para onde foi o cérebro dele? Era verde, veio uma vaca e comeu-o? 
Quanto a equacionar "felicidade" com sermos a pessoa mais importante da nossa vida (egoísmo), pode haver uma associação, mas pode não ser causal no sentido que ele quer implicar, e é ainda provável que ser altruísta crie felicidade (1,2).

1. http://www.psychologytoday.com/blog/the-hidden-brain/201003/happiness-and-selfishness-paradox
2. http://www.econstor.eu/bitstream/10419/20786/1/dp1487.pdf 

Acedam ao texto do Ludwig, repleto de humor e, como sempre, crítica: 


Treta da semana (atrasada): Umbiguismo.
Algumas pessoas, raras, são tão geniais e têm um pensamento tão avançado para a sua época que muitos dos seus contemporâneos, não conseguindo alcançar tal visão, as julgam palhaços. Pessoas como Copérnico, Galileu, Darwin e Batatinha, por exemplo. Gustavo Santos é mais um nome a acrescentar a esta l…
KTRETA.BLOGSPOT.COM





Sem comentários:

Enviar um comentário