quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ébola evolui rapidamente

«Médicos não conseguem acompanhar mutações do vírus


n/d
O vírus que causa a febre hemorrágica ebola começou a sofrer mutações. Já foram identificadas mais de trezentas suas variedades. Cientistas acreditam que essas mutações contribuem para a rápida propagação da doença e previnem o desenvolvimento de uma vacina universal.
Na batalha da humanidade com o ebola, o vírus está ganhando, reconheceu o chefe da Missão das Nações Unidas para a resposta de emergência à febre hemorrágica ebola, Anthony Banbury.
O vírus ebola está evoluindo rapidamente. Atualmente, são conhecidos seis tipos desse vírus, cada um dos quais está rapidamente criando suas próprias variedades. E não se consegue contar quantas delas já surgiram, diz o virologista Alexander Butenko:
n/d
“Além do vírus do primeiro tipo, que foi descoberto no Zaire (hoje República Democrática do Congo), em 1976, existem genótipos que diferem dele. É o vírus ebola Sudão. E também outro vírus que foi isolado na Costa do Marfim. E também uma variedade descoberta na Uganda. E depois também o vírus Reston que foi isolado nos Estados Unidos e na Itália entre macacos das Filipinas. Depois descobriu-se que circula ativamente na natureza das Filipinas e da Indonésia um vírus que envolve porcos no círculo de seus hóspedes, mas difere em não ser patogênico. E o mais recente genótipo do vírus ebola foi isolado de morcegos na Espanha. Assim surge um grupo de vírus heterogêneos que são diferentes do protótipo original do vírus ebola. Essa diversidade mostra que a evolução prossegue. Portanto, certamente haverá mais mutações”.

Pior de tudo, é que cada subtipo de vírus requer sua própria vacina. Por exemplo, já há muito que existem vacinas contra os vírus ebola Zaire e ebola Sudão. Mas elas funcionam exclusivamente contra aquelas estirpes com base nas quais foram criados. Ou seja, um medicamento contra o ebola Zaire não é eficaz em todos os outros casos de ebola.
(...)» - http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/16859/Ebola-esta-evoluindo-rapidamente-Medicos-nao-conseguem-acompanhar-mutacoes-do-virus 

O vírus não tem fronteiras. Não discrimina sexo nem etnia. Apenas se propaga e reproduz usando as nossas células. Não tussam para cima uns dos outros, quem lida com dinheiro, ou com o público, use luvas. Lavem as mãos. Protejam a boca ao tossir e espirrar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário