terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ciência e religião: O que dizem as estatísticas? (Adenda)

Ciência e religião: O que as estatísticas dizem? (Adenda)

Aqui ficam também dois gráficos relativos às percentagens mundiais correspondentes às várias religiões:


(«Pie chart of the world religions by percentage» de acordo com a CIA (2007).




Como já era de esperar os ateus são uma minoria. De acordo com o primeiro gráfico apenas 2,32% da população mundial são ateus. De acordo com o segundo o gráfico, apenas metade dos não religiosos (incluindo ateus), ou seja apenas 8% da população mundial, não acredita num deus pessoal nem se identifica com nenhuma religião, visto que a outra metade é constituída por teístas. A boa notícia é que, de acordo com o primeiro gráfico, mais de 19,1%, podendo chegar aos 30,9% da população mundial segue religiões não teístas ou que não exigem a crença num deus pessoal.
O primeiro gráfico mostra-nos que 33,3% da população mundial é cristã e o segundo mostra uma percentagem semelhante, sendo que cerca de metade corresponde á percentagem de católicos (primeiro gráfico). Os cristãos correspondem á maior divisão do gráfico (tanto do primeiro como do segundo), seguidos do Islamismo com 21% de aderentes. A percentagem de aderentes a religiões exclusivamente monoteístas é de 55% (primeiro gráfico). Enquanto que as religiões exclusivamente monoteístas são, ainda que por pouco, uma maioria, os cristãos (no seu total) estão longe de o ser, quer queiram quer não.

Nota: Relativamente ao primeiro gráfico:
  1. A categoria “outras religiões” pode incluir o taoísmo, o xintoísmo (que tal como o budismo não exige a crença em deus(es) e traduz-se numa série de rituais relacionados com a natureza), religiões africanas (caracterizadas pela crença em espíritos, incluindo o culto dos antepassados) e nativas americanas (caracterizadas como panteístas), entre outras religiões minoritárias.
  2. O Hinduísmo engloba vários pontos de vista relativos a deus(es) – do monoteísmo ao ateísmo.
  3. A categoria “não-religiosos” pode incluir, por exemplo, agnósticos, panteístas e deístas ou mesmo teístas desde que não se identifiquem com nenhuma religião.
  4. Os Sikhs e os seguidores da religião Baha’i são monoteístas, á semelhança dos judeus, cristãos e muçulmanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário